;

 

O Significado da Modelagem

por David Gordon

Um pressuposto fundamental que opera dentro da PNL é que a experiência tem estrutura, ou seja, determinados padrões de pensamento e comportamento dão origem a determinadas experiências e habilidades. Isso significa que, ao tomar um determinado conjunto de padrões iremos começar a manifestar a capacidade (habilidade) que esses padrões naturalmente geram.

“Modelagem” é o processo de identificação, codificação e aquisição desses padrões subjacentes.

As implicações de uma abordagem de modelagem para a experiência humana e comportamento são significativas.

Modelagem garante um acesso mais rápido e mais fácil às habilidades e capacidades.

Todos nós temos sonhos pessoais de sermos capazes de fazer certas coisas que não podemos fazer agora. Esses sonhos podem refletir deficiências que acreditamos termos. (Por exemplo, o gerente que é responsável por relatórios regulares, mas parece que não consegue organizar-se para fazê-los, ou a pessoa que não consegue manter uma disciplina de exercícios). Estes sonhos também podem emergir do nosso ser, inspirados pela noção do que é possível fazer (Por exemplo, falar fluentemente uma língua estrangeira, jogar um jogo de xadrez dominando a partida, desfrutar da solidão, ou capturar a imaginação dos estudantes com dificuldades). Modelagem nos permite desenhar com eficiência e eficácia aquelas habilidades que os outros possuem e que também precisamos ou gostaríamos de ter, e manifestá-las em nós mesmos.

Mas ainda existem outras razões, para nossas mentes, que fazem o exercício de modelagem valer a pena:

  • A Modelagem honra – e nos ajuda a aprender – as contribuições únicas que cada um de nós traz para o mundo.
  • Uma segunda razão para modelar surge do reconhecimento de que há mais a singularidade de cada pessoa no planeta do que apenas sua impressão digital. Cada um de nós representa também uma teia única de experiências de vida, os fios que foram trançados em uma personalidade singular, um indivíduo com características, com percepção surpreendente e peculiar, com talentos e habilidades. Há muitos violinistas maravilhosos, muitas pessoas são boas em contar piadas, muitos podem relaxar com facilidade, podem escrever uma boa carta, podem energizar-se através de uma tarefa complexa, e assim por diante. E, no entanto, nenhum desses dois violinistas maravilhosos vai abordar a sua música ou tocar exatamente da mesma maneira.

    E quando um desses violinistas maravilhosos se vai, sua abordagem particular para a música se vai também. Da mesma forma, não existe dois humoristas que irão contar suas histórias da mesma forma. E há muitas maneiras de relaxar, de escrever uma boa carta, e de se energizar através de tarefas. Modelagem, então, pode tornar possível não só captar o funcionamento de um determinado tipo de habilidade, mas também alguns dos atributos únicos na forma de um indivíduo em particular manifestar essa habilidade. Os atributos idiossincráticos e fortuitos de uma pessoa podem acabar sendo uma revelação para todos nós, trazendo para a nossa experiência a capacidade de uma sutileza e eficácia até então desconhecida.

  • A Modelagem pode desempenhar um papel significativo na evolução da cultura e da sociedade.
  • Se, de fato, torna-se possível modelar facilmente as habilidades desejáveis ??de outros e fazer esses modelos úteis disponíveis para qualquer pessoa, as noções pessoais e sociais sobre o que é possível e como trazer a mudança necessariamente serão transformadas em alguns aspectos fundamentais. Por exemplo, poucas pessoas estariam perguntando: "Posso fazer isso?" Em vez disso, perguntaria: "Como posso fazer isso?" Esta é uma pergunta muito diferente, que pressupõe capacidade, e desloca a atenção para a estrutura de sua experiência e do comportamento. Em vez de aceitar limitações desnecessárias, a pergunta "Como eu posso fazer isso?" faz a busca do indivíduo por autorealização e expressão na sua vida profissional e pessoal tornar-se muito mais uma questão de escolha.

    A ampla disponibilidade de habilidades através da modelagem não nos rouba nossas identidades pessoais, reduzindo um mundo de indivíduos a uma manada de artistas igualmente capazes. Pelo contrário, por causa da variedade infinita de histórias pessoais e experiências de vida, pessoas diferentes fazem escolhas diferentes a respeito de quais habilidades eles querem adquirir. Além disso, a manifestação da mesma capacidade por dois indivíduos quaisquer será expressa por meio da personalidade única de cada pessoa, e não apesar dela. Na verdade, é nossa convicção de que a ampla disponibilidade de modelos para o desenvolvimento da vasta gama de habilidades humanas criaria muito mais oportunidades para alcançar e trazer ao mundo as potencialidades únicas latentes dentro de cada um de nós.

  • A Modelagem torna acessível o que são muitas vezes considerados “pequenos prazeres da vida”.
  • A promessa de modelagem muitas vezes desperta as pessoas para conquistar grandes coisas na vida, as coisas que são socialmente impostas, aplaudidas e valorizadas. Por fim, pensamos que podemos aprender a fazer um estrago no mercado de ações, negociar para ganhar, ser um líder inspirador, ou escrever um best-seller. Em toda a agitação da conquista, no entanto, é fácil ignorar o fato de que são nas pequenas coisas que mais contribuem para a estrutura e a qualidade de nossas vidas. Fazer um estrago no mercado de ações é ótimo. Mas ser capaz de dançar e se divertir, de contar uma piada, aceitar críticas, encontrar alegria em jardinagem, fazer alguém se sentir bem-vindo(a) em sua casa, apreciar uma obra de arte, capturar seus pensamentos em uma carta, deixar de ter preocupações enquanto está de férias, sentir prazer em ajudar seus filhos com o trabalho escolar, amar seu parceiro(a), e se sentir amado(a) por ele(a). Estes são os "pequenos" projetos de modelagem que podem ser abordados em pequena escala, em uma base diária... e fazer toda a diferença no mundo. O seu mundo.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas

Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística

Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.

O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.

O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.

A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.

O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes

Profissionais

Viviani Bovo

Viviani BovoPalestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.

Walther Hermann

Walther Hermann Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).