Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano

 

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Treinamentos e Seminários PREMIUM de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O Manual de Instruções do seu Cérebro

Sumário

Notícias

Nesta seção você poderá acompanhar quais são as novidades deste site temático:

  • Em junho deste ano, pela primeira vez no Brasil, programamos um workshop com o norteamericano David Gordon, treinador da primeira geração da PNL mundial, um dos maiores especialistas do mundo no assunto da MODELAGEM;
  • Neste ano de 2013, nos meses de junho e outubro, está programada a realização da primeira turma de NLP Trainer's Training realizada pelo IDPH em cooperação com o Núcleo de PNL do Rio de Janeiro e a Metaprocessos Avançados de Florianópolis, dois dos melhores, mais antigos e importantes centros de treinamento de PNL do Brasil;
  • Ainda em julho de 2013, teremos mais uma vez no Brasil o treinador dinamarquês Leo Angart, especialista mundial de PNL no assunto de Livre-se dos seus Óculos;
  • Finalmente em novembro de 2013 teremos a 5ª Formação Internacional em Panorama Social com um dos mais brilhantes treinadores europeus de PNL avançada, o holandês Lucas Derks;
  • Estamos redesenhando vários sites da comunidade para integrá-los ao Portal IDPH, logo você terá melhor navegabilidade e mais opções de trânsito entre os conteúdos.

\"Retornar

Comunidade

Cadastre-se gratuitamente em nossa comunidade para receber nossas mensagens de divulgação de palestras e eventos, PROMOÇÕES, indicações de leituras, muitos conteúdos disponibilizados na forma de brindes, além de outros benefícios...

  • Cadastre-se clicando aqui!

\"Retornar

Palestras

Para ver nossa agenda regular de palestras oferecidas através da internet na Plataforma HOTCONFERENCE: CLIQUE AQUI

\"Retornar

Dicas Úteis de PNL para o seu dia a dia:

  • Linguagem Limpa
  • Um dos desdobramentos mais recentes da PNL é a chamada “Linguagem Limpa”. Ela está baseada numa propriedade de nosso cérebro de encontrar ou criar novas interpretações e novos signficados para questões ou memórias antigas, quando devidamente estimulado.

    De uma forma bem simples a estratégia consiste no seguinte: elabore uma metáfora ou uma analogia para algum problema que você esteja enfrentando para o qual ainda não encontrou nenhuma solução satisfatória... Assim que tiver uma analogia ou metáfora, comece a detalhá-la tanto quanto conseguir, buscando explorá-la ao máximo com a intenção de fazer mudanças na compreensão desta metáfora ou analogia. Isso estimulará significativamente seu processo criativo inconsciente que, por sua vez, poderá presenteá-lo(a) com uma solução inovadora para o problema real, associado à metáfora ou analogia.

  • Posições Perceptuais 1
  • Por mais absurdo que possa parecer, a neurociência atual valida a hipótese de que nós não vivemos no mundo real! Nós habitamos uma fantasia consensual construída a respeito do mundo real! A PNL, nascida já com tal pressuposto, assume que talvez não tenhamos poder para fazer grandes mudanças no mundo real, porém temos pleno poder para fazer mudanças em nossa fantasia da realidade, chamada de Modelo de Mundo. Isso nos permite obter melhores sentimentos, emoções e resultados.

    De forma semelhante, nós não nos relacionamos com pessoas, mas sim com fantasias que elaboramos sobre as pessoas. Por mais impressionante que pareça tal proposição, note que ela é fartamente validada pelas nossas experiências de nos surpreender com as pessoas ou de nos frustrar com elas! As pessoas, de fato, são muito mais do que somos capazes de conhecer, nem elas mesmas se conhecem totalmente. Nós criamos expectativas a respeito delas baseados em nossos desejos e necessidades, mas elas se comportam de acordo com os próprios desejos e necessidades, diferentes dos nossos, razões de tantas diferenças entre elas e nossas expectativas a respeito delas.

    Assim, cada vez que você se frustrar com alguém, saiba que você é responsável por isso, não a pessoa!

  • Posições Perceptuais 2
  • Uma citação do poeta persa Rumi ilustra uma das estratégias mais valiosas da PNL: “Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá”. Esta citação de Rumi está no livro “Comunicação Não Violenta” de Marshall Rosenberg. A “Comunicação Não Violenta” é o resultado de toda uma vida do autor comprometida com a solução de conflitos e a mediação, incluindo negociações étnicas e diplomáticas.

    Em outras palavras, Marshall Rosenberg diz que a noção de certo e errado dá origem à violência. Talvez você concorde que possivelmente a totalidade dos conflitos no universo humano possui sempre as mesmas raízes: a convicção de que cada uma das partes em conflito tem de estar “certa”! Quando desprendidamente ouvimos os argumentos, somos frequentemente convencidos de que há uma lógica que sustenta as motivações das partes em conflito... “Todos tem razão!” Então, como é possível transcender tais paradoxos e encontrar soluções criativas para soluções criativas e valiosas que sirvam de acordo entre as partes? A resposta de Marshall Rosenberg é mudar a linguagem e a percepção do certo e do errado para a das necessidades. Nas necessidades, nós humanos, facilmente entramos em consenso, pois independentemente da raça ou cultura, todos temos as mesmas necessidades!

  • Emoções
  • As nossas emoções e sensações são o efeito da interação entre nossas expectativas a respeito da realidade com a própria realidade. Quanto mais a realidade patrocina ou alimenta aquilo que esperamos dela, temos emoções agradáveis, sinalizando interiormente: “desejo mais disso!”. Quanto mais a experiência do mundo real desafia ou confronta nossas expectativas, temos mais emoções desagradáveis, comunicando: “não desejo mais isso!”. Como naquela brincadeira infantil na qual uma criança deve encontrar algo com os olhos vendados e os outros participantes apenas lhe dizem “quente”, “está esquentando” ou “frio”, “está esfriando”...

    Nossas emoções são sinalizadores que nos guiam através de nossa fantasia da realidade. Se estivermos experimentando muitas emoções desagradáveis, temos pelo menos duas escolhas a fazer: ou evitamos tais circunstâncias ou mudamos nossas expectativas em relação a elas. Dessa forma simples, podemos nos responsabilizar pelas nossas escolhas em vez de culpar outras pessoas. De uma forma geral, conseguimos melhores resultados quando nos responsabilizamos por eles. Quando culpamos os outros frequentemente nos sentimos ainda pior.

  • Medo
  • Diz um de meus mestres que os únicos dois medos naturais do ser humano (observáveis numa criança recém nascida) são o medo de barulhos fortes e o medo de cair! Assim sendo, todos os outros medos são aprendidos!

    Certa vez, num churrasco, em uma casa de praia de conhecidos, num final de semana, vi uma pequena garotinha encantar-se com uma pequena rã... Ela olhava com atenção para o bichinho enquanto eu contemplava sua iniciativa espontânea de exploração e curiosidade tão genuínos nessa idade.

    Quando a mãe viu a cena, próxima de sua filha, fez um enorme escândalo, pois tinha fobia de sapos! Touché! A criança, com apenas dois ou três anos ficou aterrorizada com a reação da mãe e começou a chorar muito assustada. Assim foi instalada mais uma fobia numa criança que, certamente, quando adulta, nem saberá porque tem tal medo. Dessa forma também, é que nós aprendemos grande parte dos medos que possuímos!

    Entretanto, tal episódio também revela a grande competência de nosso sistema nervoso em aprender aceleradamente. Possivelmente aquela mãe também aprendera sua fobia de forma semelhante.

    As técnicas de cura rápida de fobias, compiladas pela Programação Neurolinguística, utilizam-se dessa capacidade de aprendizado rápido para reverter o processo fóbico.

  • Confusão
  • A confusão é um poderoso estado de desestruturação de condicionamentos antigos e funciona como a terra revolvida (arar a terra para arejar e tornar mais fértil) no plantio (é da confusão que nasce o novo). Caso você discorde, considere cada uma das revoluções científicas e você concluirá que os predecessores de cada nova grande descoberta devem colapsar o seu conhecimento antigo para dar lugar ao novo!

    Pense nos dramas e depressões (grandes confusões) dos grandes artistas, poetas, filósofos e cientistas de alto nível que antecedem grandes produções, obras e criações! A confusão pode ser utilizada deliberadamente em processos de transformação quando busca-se alguma mudança de hábitos ou comportamentos indesejados.

  • Mudanças
  • Contemplando o caminhar da humanidade é fácil encontrar várias crises e rupturas, mesmo que não fossem desejadas. São tanto mais traumáticas quanto maiores forem as resistências às mudanças, pois transformação talvez seja a única constante nesse universo em que vivemos!

    Assim sendo, se as crises são inevitáveis, há quem acredite que uma boa solução é praticar a arte de anteciparmos as crises. De forma que tenhamos a ruptura sob controle, isto é, aprendermos a promover mudanças em nossas vidas deliberadamente em vez de ficarmos reclamando das circunstâncias ou culpando a Providência por aquilo que não obtemos.

\"Retornar

Links de Bons Sites e Conteúdos sobre PNL

\"Retornar

Respostas às Perguntas Mais Frequentes

  1. O que é a Programação Neurolinguística? O que é a PNL?
  2. Programação Neurolinguística é o nome de uma tecnologia comportamental criada pelos norteamericanos Richard Bandler e John Grinder. Também é conhecida como a ciência da Modelagem da Excelência, isto é, uma abordagem que nos permite identificar, reconhecer e transferir (ensinar) padrões de comportamento de pessoas altamente eficazes.

    A PNL tem evoluído muito ao longo das últimas décadas, recebendo contribuições das mais diversas áreas do conhecimento sobre o comportamento. Ela foi criada e apresentada ao público na década de 70 e tem suas origens nos trabalhos de vários outros cientistas e pesquisadores do comportamento humano: o brilhante hipnoterapeuta e psiquiatra norteamericano Milton Erickson, o antropólogo ciberneticista Gregory Bateson, o psiquiatra Fritz Perls criador da Gestalt Terapia e a psicoterapeuta estratégica de famílias Virginia Satir.

    A PNL é considerada, por muitas pessoas, uma “caixa de mágicas”, incluindo algumas técnicas e métodos que, originalmente, foram desenvolvidos em outras abordagens comportamentais.

    Creio que a PNL seja, essencialmente, uma atitude. Uma forma de observar a vida com os olhos, ouvidos e percepções bem abertos, tendo o intuito de identificar o como fazer aquilo que não fazemos ou o como fazer melhor aquilo que já fazemos... A PNL é frequentemente apresentada como o “Manual de Instruções” do funcionamento do cérebro humano. Isto é, como o nosso sistema nervoso, o nosso cérebro e a nossa mente operam e, muitas vezes, até mesmo fora do nosso controle consciente.

    A PNL deu origem a muitas novas abordagens que tomaram o seu repertório de métodos investigativos e criaram técnicas tão ou mais elegantes nas últimas décadas, sendo que não pode ser considerada um método acabado. Entre elas encontramos: o Design Human Engineering (Richard Bandler), Transformação Essencial (Connirae Andreas) e New Code (John Grinder), Panorama Social (Lucas Derks), PNL Sistêmica, além daquilo que chamamos de gerações da PNL.

    Historicamente a PNL faz parte de uma geração de métodos desenvolvidos a partir do movimento do desenvolvimento do Potencial Humano iniciado por Abraham Maslow, cujos ideais incluiam o estudo dos padrões de comportamento individual e social extremamente funcionais. A Psicologia, até a época de Maslow, era uma derivação da Psiquiatria e estudava, principalmente, doenças e problemas.

    Até que Maslow despertou a comunidade científica para as seguintes reflexões: "Como funcionam as pessoas que não tem doenças?", "O que elas fazem?", etc. Tais reflexões deram origem a uma nova geração de métodos, entre eles a PNL de Bandler e Grinder, a Psicologia Positiva de Martin Seligman, os modelos de terapia breve e focados em soluções de Steve de Shazer, entre vários.

    Saiba mais...



  3. Para que serve a Programação Neurolinguística?
  4. Serve originalmente para estudar a excelência!

    No presente é um conhecimento bastante difundido nas áreas de treinamento, vendas, gestão de pessoas, solução de conflitos, liderança, coaching, terapia, etc., ou seja, em qualquer setor da atividade humana em que influenciem a subjetividade humana, comportamento, aprendizagem e comunicação. Existem muitos palestrantes e treinadores que a usam sem mencionar a origem real de seus métodos eficazes de obter resultados, escondendo de seus currículos suas capacidades obtidas em treinamentos de Programação Neurolinguística ou dando novos nomes para antigos conhecimentos já codificados dentro da PNL.

    A PNL é um modelo de compreensão da subjetividade humana muito elegante para explicar os processos de aprendizagem, a comunicação verbal e não-verbal e distintas formas de um indivíduo assumir a responsabilidade pelos seus comportamentos.

    Finalmente, este modelo nos permite compreender melhor tais dimensões da existência humana e transformá-la em favor de tornar as pessoas melhores, mais satisfeitas e mais efetivas em seus resultados.



  5. Que resultados devo esperar?
  6. De um modo bem geral, os resultados mais comuns que observamos nos participantes dos cursos de PNL são:

    • Redução da carga de culpa cultural que cultivamos cuidadosamente durante a tentativa de fazer as coisas certas!;
    • Maior efetividade e elegância na comunicação;
    • Processos terapêuticos e mudanças de comportamentos indesejados mais rápidos, simples e baratos;
    • Empoderamento e responsabilização pelas conquistas e insucessos, de modo que os praticantes consigam maior autonomia em decisões e ações pelo mundo;
    • Maior poder de negociação, tolerância e capacidade de aceitação de pessoas com diferentes compreensões a respeito do certo e do adequado;
    • Mais vitalidade e olhos mais brilhantes diante das dificuldades.



  7. Por que existem diferenças de preços e duração nos cursos de PNL tão grandes oferecidos por diferentes instituições?
  8. Graças à existência de distintas linhagens da PNL disponíveis para quem deseja aprendê-la, não existe um consenso a respeito dos conteúdos exatos a serem tratados nem critérios rígidos de credenciamento. Se por um lado isso representa liberdade de ação de cada instrutor e treinador, por outro significa a existência de critérios distintos de apresentação de programas de treinamento no Brasil e no mundo.

    Qualquer interessado neste conhecimento se deparará com cursos de formação com diferentes conteúdos e cargas horárias.

    Para tentar regulamentar isso, existem algumas associações internacionais que estabelecem parâmetros de certificação, de modo que profissionais a elas associados possam garantir um determinado padrão de qualidade de cursos e treinadores.

    O IDPH é membro da International Association of NLP Institutes, IN sediada em Berlin, Alemanha, e os certificados de formações oferecidas são devidamente registrados nesta Associação de Profissionais de PNL de nível internacional.

    Assim como não há regulamentação a respeito de carga horária, também não existe consenso a respeito de quantidade de participantes nas turma nem sobre preços cobrados, que dependem da região, treinador, condições fiscais e tamanho das turmas.



  9. Onde as pessoas adquirem tantos bloqueios em relação a viver bem?
  10. Essa é uma longa história...

    Primeiramente, nossa cultura nos propõe essas aprendizagens (bloqueios) ao longo de nossa educação formal – a isso eu chamo de "o longo processo de sociabilização" que, para nossa sobrevivência como indivíduos, é extremamente importante de ser vivido e enfrentado. De fato, cada um de nós, na tentativa de se ajustar ao mundo, constroi criativamente uma série de mecanismos de controle e restrição dos impulsos naturais que, com o tempo, tornam-se automatismos mentais, emocionais e nervosos, vulgarmente conhecidos como bloqueios. Leia mais sobre isso no artigo Bloqueios.

\"Retornar

Turmas realizadas

Veja fotos de algumas turmas dos cursos de Formação em Programação Neurolinguística do IDPH:

Modelagem Avançada - Campinas - SP, 2013


Practitioner - Campinas - SP, 2013


Master Practitioner - Itatiba - SP, 2009


Introdução à PNL - São Paulo - SP, 2009


Practitioner - São Paulo - SP, 2008


Retornar ao índice

Mapa de navegação neste site temático

mapapnl

\"Retornar