;

 

Duas áreas do cérebro 'comandam o otimismo'

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071025_otimismocerebro_fp.shtml

Descobertas podem auxiliar no tratamento da depressão

Cientistas americanos afirmam ter identificado duas áreas do cérebro responsáveis por regular o otimismo.

Em estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores da Universidade de Nova York dizem ter constatado que os seres humanos são "otimistas por natureza", e partindo deste princípio, decidiram investigar quais regiões cerebrais estariam por trás deste comportamento.

Em um teste realizado com voluntários, a equipe de pesquisadores descobriu que a amígdala e o córtex cingulado anterior do cérebro (ACC, sigla em inglês), situado atrás dos olhos, foram as áreas mais ativadas quando os participantes pensaram em eventos felizes do passado e expectativas positivas para o futuro.

Em contrapartida, quando tiveram de pensar em situações tristes, os exames de ressonância magnética acusaram baixa atividade dessas duas regiões cerebrais.

Espírito positivo

"Quando estamos com espírito mais positivo sobre a vida, a amídala e o ACC são as regiões mais ativas. O ACC, principalmente, atua como um epicentro de sinais vindos de outras partes do cérebro que também reagem com o nosso comportamento diante de certos eventos", disse Elizabeth Phleps líder da pesquisa.

Os estudiosos detalharam que na primeira fase do trabalho, haviam pedido aos voluntários que pensassem em eventos diversos, tristes e felizes, como ganhar um prêmio e o fim de um relacionamento amoroso.

"Os voluntários não foram bons em imaginar coisas tristes. Os seres humanos, em geral, são otimistas mesmo quando não há evidências que sustentem suas expectativas. Normalmente acreditam que viverão mais do que os outros e subestimam as possibilidades de que seu casamento termine em divórcio", avaliou Phelps.

Os estudiosos esperam que as descobertas ajudem no tratamento de doenças mentais, como a depressão.

"Estas mesmas regiões demonstram irregularidades em pessoas com depressão, doença que é relacionada com um comportamento pessimista em relação à vida."

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas

Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística

Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.

O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.

O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.

A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.

O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes

Profissionais

Viviani Bovo

Viviani BovoPalestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.

Walther Hermann

Walther Hermann Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).