Ligações dos hemisférios direito e esquerdo
Antonio Azevedo
Como fazer ligações dos hemisférios direito e esquerdo? E qual é a vantagem?
Na verdade, nós fazemos ligações entre os hemisférios a toda hora. O estranho são os dois hemisférios trabalharem em separado.
Os exercícios que estão por aí, e que provavelmente você deve ter ouvido falar, tem como objetivo sincronizar os dois hemisférios. Supõe-se que, se fizermos exercícios com tarefas que obriguem rapidamente que mudemos a predominância hemisférica, poderemos superestimular esta capacidade de alternância, produzindo assim uma mais efetiva integração entre as formas de pensar sutilmente diferentes de cada fatia encefálica.
Como exemplo, podemos alternar um complexo pensamento artístico-emocional, que estimula o nosso HCD (hemisfério cerebral direito) com um complexo discurso linguístico, que estimula o nosso HCE (hemisfério cerebral esquerdo). Ou então alternar o controle motor entre partes diferentes do nosso corpo, aproveitando que cada parte do cérebro tem o controle de apenas um lado. Ou então trabalhar com imagens mentais, usando a visualização dirigida para estimular os neurônios de cada metade....
Lembre-se: ainda não está suficientemente provado que a prática destes tipos de exercícios redunde em uma efetiva melhoria de conexão sináptica interhemisférica. Mas é bem crível pensar assim, pois as conexões interneuronais se ativam e se ramificam mais, à medida que são mais usadas....
De qualquer modo, exercícios cerebrais são sempre importantes - eu sugiro sempre que a melhor coisa que podemos fazer, para exercitar, é decidirmos aprender uma coisa nova a cada dia. E de áreas diferentes, não sempre do mesmo tipo de assunto. Conhecimento pode ser algo cumulativo, mas compreensão e criatividade necessitam que pensemos de forma mais diagonal (ou lateral, como intitulam os adeptos de De Bono), isto é, aproveitando idéias de várias fontes díspares para criar algo novo....
Quer aumentar a sincronia entre o HCE e o HCD? Eu pessoalmente acho estes exercícios que existem em livros de PNL meio chatinhos. Duvido que alguém se disponha a praticá-los mais do que uma ou duas semanas, antes de pô-los de parte. Prefiro as recomendações mais genéricas e, por isso, mais práticas: busque, pelo menos de três em três meses, ler um livro de um assunto absolutamente estranho, de algo que jamais tenha se interessado ou aprendido antes, seja sobre fabricação de violinos, como fazer tricô ou macramê, física quântica ou a vida dos paramécios e outros protozoários.
E não só leia, pelo menos uma vez por ano experimente fazer algo absolutamente novo, algo nunca tentado antes (só cuidado, não vá exagerar, escolha coisas construtivas e legais, evite drogas, matar alguém ou algo mais que vá se arrepender depois, caso a Tia Maria descubra que você o fez...).
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas ☺
Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística
Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.
O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.
O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.
A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.
O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes
Profissionais
Viviani Bovo
Palestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.
Walther Hermann
Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).