;

 

Estresse afeta memória e outras funções cerebrais

Fonte: FOLHA ONLINE da Agência Lusa, em Washington (EUA)

O estresse ativa uma enzima no cérebro que afeta a memória e outras funções do córtex pré-frontal, indicam experiências feitas com ratos e macacos, cujos resultados vêm publicados na revista "Science" desta semana.

A enzima, chamada proteína quinase (PKC), está também ativa em cérebros de maníacos depressivos e esquizofrênicos, segundo Amy Arnsten, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, que dirigiu o estudo.

Segundo a professora, a primeira manifestação destas perturbações resulta de uma mudança importante nos hábitos de vida, como quando um jovem deixa a casa dos pais para ir para a universidade.

A equipe de cientistas recorreu a substâncias químicas para provocar estresse nos ratinhos e nos macacos, de forma a controlá-los facilmente. O estresse induzido era de um nível equivalente ao sentido pelo homem após um forte ruído ou na iminência de um exame.

Segundo Arnsten, ao agir sobre o córtex cerebral, a enzima PKC poderá explicar a falta de atenção, a impulsividade e a dificuldade em formar um bom juízo, que são os sintomas destas perturbações.

"Trata-se de um progresso importante na compreensão das causas de certas doenças mentais", disse Arnsten. Para ela, a descoberta abre caminho a novos medicamentos que inibam a enzima PKC.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas

Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística

Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.

O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.

O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.

A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.

O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes

Profissionais

Viviani Bovo

Viviani BovoPalestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.

Walther Hermann

Walther Hermann Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).